Buscar

Fisioterapeuta, seu cliente te conhece?


Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, onde a coleta de informações se torna, a cada dia, mais rápida e prática, a conexão do empreendedor com seu cliente se torna ainda mais essencial e importante.

As redes sociais permitem, se usadas com bom senso e sabedoria, uma aproximação e relacionamento (ainda que online) com clientes (atuais e futuros). O Fisioterapeuta que conseguir um equilíbrio entre conteúdos profissionais e alguns pessoais, pode sair ganhando nesta interação. Na verdade, não existe nenhuma regra, melhor forma ou padrão ouro de como postar e se posicionar nas redes, por isso prefiro a cautela e sugerir este equilíbrio e o bom senso.

Aproveitando o tema, gostaria de contar um pouco de minha história (Bernardo Chalfun), para quem não me conhece ainda:

Me formei pela UFMG em 2004, porém, ainda no 7 período decidi com um amigo Fisioterapeuta (já formado) abrir uma academia de Ginástica. Então, dia 6 de janeiro de 2003 abrimos e fechamos (temporariamente) dia 7 de janeiro de 2003, ao perceber que fizemos economia porca e nossos equipamentos eram péssimos (3 quebraram no mesmo dia). Assim, liguei para todos os 50 clientes que entraram naquele dia e pedi um voto de confiança e 30 dias para reabrir com equipamentos adequados. Com sorte e com a confiança de 49 clientes que aceitaram, reabrimos dia 03/02/2003. Como podem perceber, abrimos sem nenhum planejamento ou preparo anterior, sem ter feito nenhum curso para ser empreendedor.

Os anos foram passando e eu fui buscando cada vez mais me qualificar. Formei em 2004 pela UFMG e em 2005 conclui uma pós graduação em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Continuei fazendo inúmeros cursos e com foco voltado totalmente para área do Fitness. Em 2008 iniciei meu mestrado profissional em Administração e a escolha do meu tema de estudo me fez reaproximar da Fisioterapia: estudei as características empreendedoras dos Fisioterapeutas de Belo Horizonte. Após a conclusão do mestrado em 2010, iniciei meu trabalho de consultoria e aulas de empreendedorismo e criei, um pouco depois, a Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia.

Levei os projetos de consultoria, aulas e palestras de empreendedorismo em um ritmo lento até Maio de 2015, ano em que vendi minha academia e comecei a me dedicar integralmente a Fisioconsult. A partir desta data, descobri meu propósito profissional: VALORIZAR O FISIOTERAPEUTA. Com um ritmo bem acelerado, a Fisioconsult foi crescendo e expandindo para novas áreas e projetos. Nestes últimos anos abri alguns negócios e também fechei alguns. Aprendi que, para um negócio dar certo, além de muito planejamento, deve se colocar muita energia e se comprometer com ele.

Em 2019, junto com a amiga e colega Dra. Natalia Bittencourt, participei do programa de Televisão Shark Tank, sobre empreendedorismo, buscando investimento para o app Phast. Foi um belo desafio e uma grande oportunidade de levar (e elevar) a Fisioterapia para todo país, através da grande audiência do programa.


Ainda em 2019 entrei como sócio da Indústria de palmilhas biomecânicas Propulsão. Falar da Propulsão seria um texto a parte, pois tem uma linda história de inovação e empreendedorismo nos últimos 15 anos na Fisioterapia. Entrei com a missão de levar nossa expertise e palmilhas para todo o Brasil, através do licenciamento da nossa marca para os colegas que tenham interesse e, claro comungam da mesma visão: foco no paciente e uso do raciocínio clínico para prescrever, quando necessário, as palmilhas aos pacientes.

Atualmente me dedico a 4 Negócios: Fisioconsult, Clínica Resolutiva, Pós Graduação em Movimento Humano e Propulsão Palmilhas. Estou cada vez mais motivado e empenhado para valorizar o Fisioterapeuta e contribuir para que a Fisioterapia cresça e se desenvolva cada vez mais.

Um Grande abraço e como de costume: BONS NEGÓCIOS!!

Bernardo Chalfun

CEO - Fisioconsult

0 visualização

FISIOCONSULT - Rua Cícero Ferreira, 95 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30220-040, Telefone: 31 99968-8640

© 2018 Site desenvolvido por Vetta