O Raciocínio clínico é essencial para a prática do fisioterapeuta em ortopedia. O uso de raciocínio clínico de maneira sólida e sistematizada, desde o início da avaliação até a alta do paciente permite melhor entendimento dos fatores relacionados à queixa principal do paciente, acelera a definição de hipóteses diagnósticas e torna a escolha de estratégias de intervenção mais assertivas e eficazes.
Sobre a formação
A Formação em Raciocínio Clínico, da Avaliação ao Tratamento, tem como objetivo desenvolver e aprimorar o uso do raciocínio clínico durante a avaliação e definição, implementação e progressão do plano de tratamento em pacientes com queixas musculoesqueléticas. A formação é composta por 4 módulos, tem carga teórica e prática, inclui a avaliação de pacientes reais, e será ministrado no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG pelos Professores Sérgio Fonseca, Juliana Ocarino e Renan Resende, do Departamento de Fisioterapia da UFMG.
Público-alvo
Fisioterapeutas formados com foco na área de ortopedia
Local da Capacitação
CTE UFMG: Av. Alfredo Camarate, 617 São Luiz - Belo Horizonte, MG.
Módulo MMII
1 – Métodos de raciocínio clínico e a sua implicação para a atuação do fisioterapeuta em ortopedia.
2 – Interação entre as articulações de membros inferiores, fatores do contexto e a sua relação com a ocorrência de lesões de MMII.
3 – Etapas do processo de avaliação fisioterápica baseado em raciocínio clínico.
4 – Definição do plano de tratamento baseado na avaliação e à luz da evidência científica.
5 – Bases para a implementação e progressão do plano de tratamento.
Material: apostila com testes e exercícios das aulas práticas e slides usados nas aulas teóricas.
Parte PRÁTICA
1 – Métodos de avaliação e de intervenção à luz da evidência científica.
2 – Avaliação de 1 paciente real seguindo a lógica do raciocínio clínico.
3 – Elaboração e discussão do plano de tratamento do paciente.
Atividade à distância
Discussão da avaliação de um paciente real realizada pelos alunos
Conteúdo do curso Tronco e MMSS
1 - Interação entre pelve, coluna e MMSS, fatores do contexto e a sua relação com a ocorrência de lesões de coluna e MMSS.
2 – Aplicação das etapas do processo de avaliação fisioterápica baseado em raciocínio clínico em um caso clínico de coluna.
3 - Aplicação das etapas do processo de avaliação fisioterápica baseado em raciocínio clínico em um caso clínico de MMSS.
4 – Empreendedorismo: precificação dos serviços na fisioterapia.
Material: apostila com testes e exercícios das aulas práticas e slides usados nas aulas teóricas.
Parte PRÁTICA
1 – Métodos de avaliação e de intervenção à luz da evidência científica.
2 – Avaliação de 1 paciente real seguindo a lógica do raciocínio clínico.
3 – Elaboração e discussão do plano de tratamento do paciente.
Programação turma 3
Modulo 1:
27 e 28 de Maio de 2023
Sábado, 27/05 de 09:00 as 18:00
Domingo, 28/05, de 08:00 as 12:00
Modulo 2:
24 e 25 de Junho de 2023
Sábado, 24/06 de 09:00 as 18:00
Domingo, 25/06, de 08:00 as 12:00
Modulo 3:
26 e 27 de Agosto de 2023
Sábado, 26/08 de 09:00 as 18:00
Domingo, 27/08, de 08:00 as 12:00
Modulo 4:
23 e 24 de Setembro de 2023
Sábado, 23/09 de 09:00 as 18:00
Domingo, 24/09, de 08:00 as 12:00
** Carga Horária Total: 90 H/a
Investimento
A Vista: R$ 3900,00
ou
Cartão de Credito: 12 x 350,00
Professores
Sérgio Fonseca possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. Sérgio é Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, ele é um dos Editores Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy. Ele possui experiência na área de Fisioterapia musculoesquelética, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, raciocínio clínico em fisioterapia, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sistemas dinâmicos e percepção-ação)
Juliana Ocarino é fisioterapeuta graduada pela UFMG, mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Professora do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e do Setor de Fisioterapia do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Atua nas áreas de Movimento Humano, Biomecânica e Fisioterapia Esportiva.
Renan Resende é fisioterapeuta graduado pela UFMG, mestre e doutor em Ciências da Reabilitação pela UFMG, com período sanduíche na Queens University, Canadá. Certificado em Applied Functional Science pelo Gray Institute. Atuou como fisioterapeuta das empresas HMB-SAÚDE, SAMED-LAR e COOPSAÚDE de 2009 a 2014. Foi professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM de 2014 a 2015. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG, Coordenador Geral da Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia da UFMG, Coordenador Científico da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia e Conselheiro da Associação Mineira de Fisioterapeutas. Atua na área de desempenho motor e funcional humano de populações com condições de saúde ortopédicas e com atletas paralímpicos.
Bernardo Chalfun é fisioterapeuta, pós-graduado em Gestão de Negócios e mestre em Administração. Fundador e proprietário de uma academia de ginástica por 12 anos. Sócio da Clínica de Fisioterapia Resolutiva, Clínica Pulsar e Propulsão Palmilhas Biomecânicas. Sócio e consultor Fisioconsult. Idealizador e professor da Capacitação Empreendedora do Fisioterapeuta. Professor de Empreendedorismo, Gestão e Marketing de algumas Pós-Graduações em Fisioterapia.