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FISIOTERAPEUTA: QUAL É A SUA ETIQUETA?



Olá Fisioterapeutas empreendedores. Se nossos clientes (pacientes) nos classificassem com uma etiqueta, qual destas 2 etiquetas você receberia: FISIOTERAPEUTA EM PROMOÇÃO; FISIOTERAPEUTA DE QUALIDADE; Entrem na brincadeira e venham refletir comigo neste texto.


Novamente chamo a atenção dos colegas Fisioterapeutas para a leitura do texto com um título estranho. Lembro que a intenção do texto é fomentar reflexões que contribuem para valorizar a nossa profissão e, claro, o Fisioterapeuta. Não tenho a intenção de rotular ninguém, apenas de chamar a atenção para a forma que nos posicionamos no mercado, aos olhos de nossos clientes.


O tempo todo em nossas ações profissionais e pessoais passamos mensagens para as pessoas que estão próximas fisicamente ou que nos acompanham pelas redes sociais. Em nossas atitudes, forma de se expressar, de escrever, de conversar, assim como nas ações de marketing e publicidade da nossa empresa, vamos construindo uma imagem aos olhos de nossos amigos, colegas, clientes (atuais e futuros).


Você já parou para pensar sobre qual a imagem você passa para seu cliente. Se fizéssemos uma brincadeira com 2 etiquetas, qual seria a que seu cliente te descreveria: FISIOTERAPEUTA EM PROMOÇÃO ou FISIOTERAPEUTA DE QUALIDADE? Lembre que seria o seu cliente que escolheria, pois se fosse perguntar a todos os Fisioterapeutas a resposta seria Qualidade, com certeza.


Tenho certeza de que todos os colegas que estão lendo este texto buscam oferecer qualidade ao seu cliente, mas ainda assim chamo a atenção para a mensagem que passamos no dia a dia. Vejam estes exemplos que podem contribuir para que o cliente fique mais atento em suas promoções do que em sua qualidade (Muitos em desacordo com o código de ética):


– “Comprem 8 ss e levem 10”

– “Avaliação Gratuita”

– “10 sessões de Manthus de R$ Y por R$ Z”

-“Clientes do convenio X pagam apenas o valor da Co-participação”

– “Cobrimos o preço da concorrência”


Acredito que o caminho da valorização da Fisioterapia é o caminho da qualidade. Somente seremos valorizados se realmente nossos clientes enxergarem qualidade e valor agregado em nosso trabalho.


Sendo assim finalizo texto com uma pergunta a você Fisioterapeuta: Quais os sinais e mensagens, diretas ou ocultas, você vem transmitindo ao seu paciente?


Sucesso e bons Negócios!


Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

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