Buscar

Fisioterapeuta: Qual o seu DNA profissional?


Existem várias marcas de empresas, produtos ou serviços que remetem ao cliente de forma clara seu posicionamento. Por exemplo, ao se pensar na Disney, você espera um atendimento de excelência e um serviço prestado com qualidade e muito acima do padrão médio.

Contextualizando em nossa profissão, qual a sua preocupação com sua marca? Seja sua marca pessoal como Fisioterapeuta ou a marca de sua clínica ou consultório, qual a impressão que você passa ao seu cliente?

Em várias áreas da Fisioterapia existem muitos colegas apenas executando um serviço, como se fosse, fazendo uma analogia, uma rotina comum de trabalho, o famoso “bater o cartão”. Como consequência, infelizmente, muitos clientes percebem um valor do serviço desses colegas, nivelados por baixo, e junto a baixa percepção de valor existe um alinhamento coerente feito pelo cliente com preços baixos praticados no mercado. Ou seja, vários colegas guerreando com preço para captar o cliente, uma vez que não apostam em diferenciais e qualidade.

Costumo a fazer esta pergunta em minhas aulas e consultorias: “Fisioterapeuta, se você ou sua empresa tivesse uma etiqueta, o que estaria escrito nela: - Serviço em liquidação ou Serviço Exclusivo e personalizado? Ou seja, em outras palavras, como você se posiciona aos olhos de seus clientes? Qual o seu DNA Profissional?

Por exemplo, na área do Pilates, vejo muitos colegas fazendo o básico, se comportando como uma modalidade esportiva, sendo que o Pilates, no âmbito da Fisioterapia, é uma ferramenta que o Fisioterapeuta deveria usar com muito raciocínio clínico, junto a outras ferramentas e métodos para entregar resultados aos seus clientes. Quando o colega apenas usa o método pilates e não se comporta como Fisioterapeuta, demonstrando seus diferenciais, ele fica refém da guerra de preços de sua cidade e de seu bairro. Aqueles que conseguem agregar valor e elevar a percepção de qualidade de seus serviços, conseguem valores mais altos e, vender melhor serviços de consultório.

Em resumo, trabalhe arduamente para mostrar a todos ao seu redor qual o seu DNA profissional, qual a sua contribuição na saúde de seu cliente, por que você é diferenciado no serviço que presta. Use bem as ferramentas de Marketing Digital aliadas a sua qualidade, respeitando seu código de ética para construir e reforçar sua marca.

Sucesso e ótimos negócios

Abraços,

Bernardo Chalfun

CEO Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia

159 visualizações

FISIOCONSULT - Rua Cícero Ferreira, 95 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30220-040, Telefone: 31 99968-8640

© 2018 Site desenvolvido por Vetta