Existem várias marcas de empresas, produtos ou serviços que remetem ao cliente de forma clara seu posicionamento. Por exemplo, ao se pensar na Disney, você espera um atendimento de excelência e um serviço prestado com qualidade e muito acima do padrão médio.
Contextualizando em nossa profissão, qual a sua preocupação com sua marca? Seja sua marca pessoal como Fisioterapeuta ou a marca de sua clínica ou consultório, qual a impressão que você passa ao seu cliente?
Em várias áreas da Fisioterapia existem muitos colegas apenas executando um serviço, como se fosse, fazendo uma analogia, uma rotina comum de trabalho, o famoso “bater o cartão”. Como consequência, infelizmente, muitos clientes percebem um valor do serviço desses colegas, nivelados por baixo, e junto a baixa percepção de valor existe um alinhamento coerente feito pelo cliente com preços baixos praticados no mercado. Ou seja, vários colegas guerreando com preço para captar o cliente, uma vez que não apostam em diferenciais e qualidade.
Costumo a fazer esta pergunta em minhas aulas e consultorias: “Fisioterapeuta, se você ou sua empresa tivesse uma etiqueta, o que estaria escrito nela: - Serviço em liquidação ou Serviço Exclusivo e personalizado? Ou seja, em outras palavras, como você se posiciona aos olhos de seus clientes? Qual o seu DNA Profissional?
Por exemplo, na área do Pilates, vejo muitos colegas fazendo o básico, se comportando como uma modalidade esportiva, sendo que o Pilates, no âmbito da Fisioterapia, é uma ferramenta que o Fisioterapeuta deveria usar com muito raciocínio clínico, junto a outras ferramentas e métodos para entregar resultados aos seus clientes. Quando o colega apenas usa o método pilates e não se comporta como Fisioterapeuta, demonstrando seus diferenciais, ele fica refém da guerra de preços de sua cidade e de seu bairro. Aqueles que conseguem agregar valor e elevar a percepção de qualidade de seus serviços, conseguem valores mais altos e, vender melhor serviços de consultório.
Em resumo, trabalhe arduamente para mostrar a todos ao seu redor qual o seu DNA profissional, qual a sua contribuição na saúde de seu cliente, por que você é diferenciado no serviço que presta. Use bem as ferramentas de Marketing Digital aliadas a sua qualidade, respeitando seu código de ética para construir e reforçar sua marca.
Sucesso e ótimos negócios
Abraços,
Bernardo Chalfun
CEO Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia
Comments