Buscar

Finanças na Fisioterapia: Excelente Dica


Em toda empresa, ter um controle financeiro preciso, é fundamental para o empreendedor saber como está o negócio e, principalmente, TOMAR DECISÕES. Na área da saúde, especialmente na Fisioterapia, este controle também é essencial para a gestão adequada e estratégica da clínica, consultório ou outro negócio na área.

O texto hoje traz o conceito de categorização, que, se bem usada, pode fornecer informações muito interessantes e até mesmo estratégicas. Claro que partimos da premissa que todo o movimento financeiro (entradas e saídas) deveria ser, sem exceção, devidamente registrado.

A categorização dos lançamentos, tanto dos gastos quanto das receitas, é a organização através de categorias temáticas que faça sentido para posterior análise.

No faturamento por exemplo, podem ser criadas categorias como: Pilates, Avaliação, Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Neurológica, Atendimento Domiciliar... Desta forma, ao lançar os recebimentos na categoria correta fica muito mais fácil entender a importância de cada setor para o negócio. Muitas vezes gastamos muita energia com serviços que representam muito pouco no faturamento global, e, analisando por outro ângulo, podemos perceber grandes oportunidades de crescimento em alguns serviços que colocamos pouca energia.

Nas despesas podemos agrupar em categorias como: supermercado/limpeza, manutenção equipamentos, marketing, equipe recepção, impostos, Fisioterapeutas, papelaria... Desta forma conseguimos de uma forma mais fácil e rápida, entender os custos mensais da empresa, observar com o tempo se algo está fora do padrão, fazer correlações de custos fixos e variáveis com o faturamento. Muitas vezes conseguimos reduzir gastos desnecessários ao visualizá-los melhor.

O controle financeiro e uso adequado de categorias temáticas pode fornecer muitos indicadores que mostram tendências, oportunidades e podem ajudar o negócio a crescer. Como exemplo uso muito em minha clínica um comparativo ao longo dos meses da contribuição de cada categoria do faturamento em relação ao faturamento total. Neste exemplo consigo perceber rapidamente desaceleração ou crescimento de um serviço, que me permite tomar decisões importantes (como por exemplo aumentar mais o preço em determinados serviços e em outros não aumentar)

Tenha sempre o controle total em suas mãos, seja por um software ou mesmo por uma planilha adequada.

Sucesso e bons negócios

Abraços,

Bernardo Chalfun

CEO Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia

46 visualizações

FISIOCONSULT - Rua Cícero Ferreira, 95 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30220-040, Telefone: 31 99968-8640

© 2018 Site desenvolvido por Vetta