A virada de ano representa para muitos (me incluindo) uma renovação de energias, aspirações, metas e desejos. Nesta época é muito comum estabelecer metas e traçar objetivos para o ano que se inicia, seja no âmbito pessoal quanto no profissional.
O excesso de promessas ou a falta de planejamento pode contribuir para que algumas metas sejam esquecidas/ignoradas ao longo dos meses, aumentando as famosas estatísticas de promessas de réveillon não cumpridas.
Uma ferramenta que gosto muito de usar para alcançar uma meta é a sua “estratificação”, ou seja, detalhar em vários passos, ou “mini metas”, para facilitar a visualização e a compreensão do alvo maior a ser alcançado. Por exemplo:
- Meta: Aumentar o faturamento da clínica em 20% comparado com o ano anterior
Neste caso, gosto de listar várias ações que podem contribuir para que a meta seja alcançada, como:
- Procura ativa de ex-clientes (telefonema, whatsapp, email);
- Listar a procura diária ou semanal pelos serviços e entrar em contato com todos os interessados para oferecer novamente os serviços;
- Aumento da rede de parceiros no bairro/cidade;
- Reestruturação dos serviços oferecidos e precificação (não necessariamente significa aumentar os preços);
- Construção de conteúdos relevantes para mídias sociais e site (apenas esta pode ser fracionada em diversas ações);
- Planejamento de eventos locais para relacionamento e prospecção de clientes;
- Realização de cursos técnicos e de gestão (cursos técnicos me referi a obter mais ferramentas na Fisioterapia e de Gestão para ampliar a visão e tomada de decisões para a empresa);
Observe que para alcançar uma meta podemos agir de formas diferentes. Uma boa dica é estabelecer poucas metas, para que sua energia e foco se concentre e produza um bom resultado. Outra ótima ferramenta que ajuda bastante é o 5w2h, que escrevemos neste outro texto:
Que em 2019 as expectativas projetadas no início do ano sejam iguais a realidade ao final do ano!
Sucesso e ótimos negócios
Abraços,
Bernardo Chalfun
CEO Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia
Comments