top of page
Buscar

CUSTO MENSAL E PONTO DE EQUILÍBRIO


O conhecimento detalhado e preciso de todos os custos de uma empresa é fundamental para sua gestão e ciente. Chamo a atenção para os custos mensais que não são desembolsáveis todo mês, como por exemplo: férias, décimo terceiro, rescisão trabalhista, manutenção e depreciação de equipamentos e móveis. O conhecimento do custo mensal da empresa, junto com o preço do serviço prestado, permite encontrar o ponto de equilíbrio do seu negócio.


Em tempo, ponto de equilíbrio é o ponto (número) onde o faturamento se iguala com as despesas. Exemplo: em uma clínica com custo mensal hipotético de R$10.000,00 e com sessões a R$50,00, o ponto de equilíbrio são 200 sessões. Ou seja, neste caso serão necessárias 200 sessões para igualar o faturamento com as despesas.


Este cálculo é muito importante para todas as empresas de diversos tamanhos e setores, pois através dele é possível enxergar qual o percentual de vendas ou prestação de serviços você precisa realizar para começar a ter lucro. Ainda no exemplo desta clínica, se a capacidade máxima de atendimento mensal for de 320 sessões, o percentual relativo ao ponto de equilíbrio é de 200/320 ou 62,50% do máximo.


Cada empresa tem um ponto de equilíbrio diferente, pois possui custos mensais e preços diferentes. Não existe um valor ideal, mas vale ressaltar que quanto menor for o ponto de equilíbrio, mais fácil será alcançar o lucro. Vale ressaltar também que clínicas de fisioterapia que atendem apenas particular, geralmente possuem custos mais baixos e assim um ponto de equilíbrio menor.


Sucesso e bons negócios!


Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page