top of page
Buscar

5 PASSOS INFALÍVEIS PARA O FISIOTERAPEUTA GANHAR DINHEIRO


Olá Fisioterapeutas Empreendedores, vemos com frequência no mundo digital vários “gurus” dando dicas, palestras, webnários, com slogan de chamada semelhante ao título que usamos neste artigo.


Quem acompanha o trabalho da Fisioconsult deve ter tomado um susto ao ler o título, e pensado, pronto, a Fisioconsult entrou na moda de chamadas agressivas e de receitas de “bolo”. Calma, o título foi apenas uma brincadeira (com uma dose de sarcasmo e bom humor) sobre a valorização financeira do Fisioterapeuta.


Para os que leram até aqui na busca pelos passos infalíveis, sinto desapontar, mas convido a continuar a leitura e refletir sobre a nossa valorização. Infelizmente temos atualmente uma geração que deseja pensar pouco, ter retorno muito rápido, e, se possível seguindo passos de uma fórmula certa.


Somos profissionais da área da Saúde e prestadores de serviços (na maioria dos casos). Sendo assim casos de sucesso na nossa área são, geralmente, de profissionais que se destacam por sua qualidade e resultados que entregaram ao longo de suas carreiras aos seus pacientes ou no âmbito acadêmico. Por um motivo bem simples: A decisão de compra em Serviços, especialmente na área da Saúde requer o atributo Confiança (famoso boca a boca..rs). Confiança se adquire muito mais por qualidade e resultados nas intervenções do que por postagens infalíveis ou outros argumentos semelhantes.


Mas então o Marketing Digital não funciona? Claro que funciona, e muito bem. O ponto de vista que desejo passar neste texto é que vejo com grande frequência chamadas agressivas (como o título do meu texto, que foi provocativo, rs) e muitos profissionais que inverteram a lógica: Apostam suas fichas mais na divulgação e nos holofotes do que na construção sólida de seus resultados e de suas abordagens. Sim, devemos aderir e estudar cada vez mais o Marketing digital e todas as suas possibilidades (Sempre respeitando nosso código de Ética da Fisioterapia), mas lembrando que o foco de nossas ações deve ser no paciente e nos resultados benéficos de nossa intervenção.


Quando construímos uma base forte e sólida nas nossas ações (no mundo offline, rs) fica bem mais fácil trilhar com sucesso no mundo online, pois ele deve refletir o que somos e fazemos, e não sugerir algo maior como atrativo de curto prazo.

Mas para atender quem leu o título e esperava ver 5 passos, vamos lá:


1) Estude muito (de preferencia estudos com boa referência metodológica);

2) Tenha um propósito (Porque quer seguir como Fisioterapeuta ou abrir uma empresa na área);

3) Foco sempre em seu paciente;

4) Procure crescer como ser humano antes de crescer como empresário;

5) Estude (muito, rs) sobre gestão, marketing, finanças.


Desejo sucesso e bons Negócios!


Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

8.955 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page