top of page
Buscar

2018: UM ANO PARA DESAFIAR O FISIOTERAPEUTA EMPRESÁRIO!


Feliz 2018 Fisioterapeuta Empreendedor! Início do ano normalmente é o momento de colocar em prática as metas estipuladas no final do ano anterior, corrigir as falhas do percurso, ajustar a rota do caminho a ser percorrido, lapidar a equipe, incluindo os próprios sócios.


Seria mais um início de ano típico, porém com mais pimenta do que o normal. Em meio a muita instabilidade na economia e na política, dois assuntos fervilham as redes sociais dos empresários Fisioterapeutas: As mudanças na lei trabalhista e as mudanças do Simples Nacional.


As mudanças na lei trabalhista, na opinião do nosso consultor Bernardo Chalfun, ainda são muito recentes e pouco esclarecidas para que os empresários Fisioterapeutas implementem em suas empresas. Segundo nosso consultor, o ideal seria sempre optar em mudanças que sejam boas e motivam a equipe a produzir com mais qualidade e comprometimento:


“O ator principal de uma clínica de Fisioterapia é, e sempre será (pelo menos deveria ser), o Fisioterapeuta. Qualquer mudança que for ocorrer em uma clínica deve sempre levar em conta uma harmonia entre: bem estar e motivação da equipe com o financeiro da empresa. Não adianta reduzir custos trabalhistas e ter um serviço com menos qualidade. A Longo prazo, o resultado poderá ser pior”


Com relação as mudanças no Simples, assunto amplamente discutido e divulgado pela Fisioconsult em 2017 (veja os textos em: http://fisioconsult.com.br/blog/ ), será necessário mais preparo e conhecimento administrativo e contábil pelo Fisioterapeuta Empreendedor. O domínio destes temas para tomar as melhores decisões no dia a dia e administrar bem a empresa, fará muita diferença para a empresa.


Sendo assim, nossa previsão será de que o mercado da Fisioterapia passará por mudanças de comportamento e conhecimento, nosso mercado irá amadurecer, talvez em um ritmo mais acelerado em 2018, em decorrências das mudanças citadas. Apesar da turbulência que poderemos passar, acreditamos que a Fisioterapia sairá mais forte, equilibrada e profissional no final de 2018.


E vocês, caros leitores, o que esperar de 2018? Vocês estão preparados para administrar bem a Fisioterapia com estas mudanças?


Sucesso e bons Negócios!


Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page