Raciocínio Clínico em Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica Precoce em Neuropediatria
Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Sabado: 8 as 18
Domingo: 8 as 16
O curso tem como objetivo desenvolver raciocínio clínico em avaliação e intervenção fisioterapêutica precoce de crianças com incapacidades neurológicas, tais como Paralisia Cerebral e Síndrome de Down.
Serão apresentados os principais instrumentos de detecção precoce de bebês de alto risco de paralisia cerebral e como montar um programa de follow-up e de intervenção precoce pautado mas melhores evidências.
Será apresentado as abordagens mais atuais que fundamentam o processo de avaliação, bem como os instrumentos padronizados que podem ser aplicados de acordo com as queixas das famílias.
O fisioterapeuta sairá apto a traçar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico e elaborar um plano de tratamento individualizado com foco na funcionalidade.
Por fim, serão apresentadas as evidências atuais sobre as principais abordagens fisioterapêuticas precoces por meio de discussão de casos clínicos.
• Fisioterapeuta com experiência em Fisioterapia Neurofuncional da criança e adolescente.
• Mestre e Doutor (UFMG) em Fisiologia com ênfase em Neurociências. Pós Doutor em Fisioterapia pela
The University of Sydney (Austrália).
• Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
• Organizador do Livro Fisioterapia em Pediatria: da evidência à prática clínica; e do PROFISIO Neurofuncional na área da criança e adolescente.
Conteúdo do curso
Sábado (Manhã) –
- Evidências atuais sobre identificação precoce de crianças com alto risco de paralisia cerebral
- Apresentação dos instrumentos de identificação precoce: General Movements (GMs) e Exame Neurológico de Hammersmith (HINE)
- Como fazer prognóstico de paralisia cerebral (GMFCS) antes dos dois anos de idade?
- Definição e pilares da intervenção precoce
- Como estruturar um programa de follow-up?
- Quando encaminhar para um programa de intervenção precoce?
Sábado (tarde)
- Prática Centrada na Família e Intervenção Precoce
- Apresentação de um modelo de avaliação centrado na família
-Apresentação de instrumentos complementares à avaliação (AIMS e PEDI-CAT)
Domingo (manhã)
-Como definir objetivos e metas (método SMART e GAS)
-Evidências atuais sobre Intervenção Precoce em crianças com paralisia cerebral (GAME, COPCA, Terapia de Restrição de movimento, vigilância quadril e outras) e crianças com síndrome de Down (treino de marcha, órteses, treino orientado à tarefa, etc)
Domingo (tarde)
-Discussão de casos clínicos
Local do curso
Clínica Resolutiva:
Rua Boaventura 1122, Liberdade
Belo Horizonte / MG
Investimento
Lote 1: Esgotado
Lote 2: Válido Após 10 de Junho de 2021
A Vista: R$ 880,00
Parcelado: 960,00 (3x boleto ou até 12x Cartao)