shutterstock_1689920476.jpg

Raciocínio Clínico em Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica Precoce em Neuropediatria

Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Sabado: 8 as 18
Domingo: 8 as 16

O curso tem como objetivo desenvolver raciocínio clínico em avaliação e intervenção fisioterapêutica precoce de crianças com incapacidades neurológicas, tais como Paralisia Cerebral e Síndrome de Down.

Serão apresentados os principais instrumentos de detecção precoce de bebês de alto risco de paralisia cerebral e como montar um programa de follow-up e de intervenção precoce pautado mas melhores evidências.

Será apresentado as abordagens mais atuais que fundamentam o processo de avaliação, bem como os instrumentos padronizados que podem ser aplicados de acordo com as queixas das famílias.

O fisioterapeuta sairá apto a traçar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico e elaborar um plano de tratamento individualizado com foco na funcionalidade.

Por fim, serão apresentadas as evidências atuais sobre as principais abordagens fisioterapêuticas precoces por meio de discussão de casos clínicos.

$c5a9vf7amip.png

• Fisioterapeuta com experiência em Fisioterapia Neurofuncional da criança e adolescente.

• Mestre e Doutor (UFMG) em Fisiologia com ênfase em Neurociências. Pós Doutor em Fisioterapia pela 

The University of Sydney (Austrália).

• Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

• Organizador do Livro Fisioterapia em Pediatria: da evidência à prática clínica; e do PROFISIO Neurofuncional na área da criança e adolescente.

Conteúdo do curso

Sábado (Manhã) – 


- Evidências atuais sobre identificação precoce de crianças com alto risco de paralisia cerebral
- Apresentação dos instrumentos de identificação precoce: General Movements (GMs) e Exame Neurológico de Hammersmith (HINE) 
- Como fazer prognóstico de paralisia cerebral (GMFCS) antes dos dois anos de idade? 
- Definição e pilares da intervenção precoce
- Como estruturar um programa de follow-up?
- Quando encaminhar para um programa de intervenção precoce? 


Sábado (tarde)
- Prática Centrada na Família e Intervenção Precoce
- Apresentação de um modelo de avaliação centrado na família
-Apresentação de instrumentos complementares à avaliação (AIMS e PEDI-CAT)

Domingo (manhã) 
-Como definir objetivos e metas (método SMART e GAS)
-Evidências atuais sobre Intervenção Precoce em crianças com paralisia cerebral (GAME, COPCA, Terapia de Restrição de movimento, vigilância quadril e outras) e crianças com síndrome de Down (treino de marcha, órteses, treino orientado à tarefa, etc)

Domingo (tarde)
-Discussão de casos clínicos

Local do curso

Hotel Ramada Encore Minas Casa: Av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga, Belo Horizonte / MG

Investimento

Lote 1: Válido até 15 de Maio de 2021

A Vista: R$ 720,00

Parcelado: 780,00 (3x boleto ou  até 12x Cartao)

Lote 2: Válido Após 15 de Maio de 2021

A Vista: R$ 880,00

Parcelado: 960,00 (3x boleto ou  até 12x Cartao)

Professor: Hércules Ribeiro Leite
Preencha o formulário abaixo para
se inscrever

Obrigado pelo envio!