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Valor x Preço : Onde a Fisioterapia ganha?



A Fisioterapia é composta, em sua grande maioria por prestadores de serviços. Em geral, não vendemos um produto (físico), e as estratégias de marketing e retorno financeiro são diferentes entre serviços e produtos.

Serviços, especialmente na Fisioterapia, não podem ser executados em escala (ler Resolução de Parâmetros Assistenciais numero: 444/2014). Sendo assim, a única opção de posicionamento dos nossos serviços é a elevação de nossos ganhos por hora, por cliente.

Se pararmos de refletir por aqui, a impressão que fica é a de que estamos perdidos, pois se temos que ganhar mais por hora de cada cliente, em uma época de crise e com aumento constante da guerra de preços e concorrência, o caminho fica mais difícil!

De fato, o contexto apontado no último parágrafo é real e importante. Continuando a reflexão: O caminho da Fisioterapia é Agregar Valor ao seu atendimento. Agregar valor não significa aumentar o preço do atendimento (isto pode ser uma consequência). Agregar valor significa oferecer ao seu paciente (cliente) uma experiência além de sua expectativa com o serviço prestado, significa ir muito além do que a média oferece. E, em consequência, receber acima da média pelo serviço executado.

Mas como agregar valor?

Valor percebido pelo cliente pelo serviço recebido é um constructo multidimensional, ou seja, é influenciado por diversos aspectos e situações. Desde o cafezinho, ar condicionado, elevador, estacionamento, pontualidade até (claro) o resultado do serviço prestado. A cada curso realizado (cursos que realmente concedem ao Fisioterapeuta conhecimentos científicos e aplicáveis ao contexto do Paciente) o Fisioterapeuta consegue aumentar a eficácia e eficiência de seu atendimento, e, como consequência, melhora o resultado de sua intervenção ao paciente. Resumindo: Quanto mais conhecimento adquirido, o Fisioterapeuta consegue ser mais Resolutivo e objetivo em seus atendimentos. Reduzindo o tempo de tratamento, o Fisioterapeuta consegue agregar imediatamente Valor ao seu paciente: Ao economizar tempo, deslocamento, ausência no trabalho e/ou esporte, entre outras economias possíveis. Seria parar de focar no preço que o paciente vai pagar pelos atendimentos e focar em quais ganhos ele terá! Afinal de contas, ter mais tempo para trabalhar ou para o lazer, ter qualidade de vida, conseguir trabalhar ou praticar um esporte sem limitações ou dores, não tem preço.

Ou seja, resumindo a reflexão: A Fisioterapia tem um único caminho: Agregar Valor nos atendimentos! Como alcançar? Se Capacitando (em cursos específicos da Fisioterapia e também nos gerenciais) para se tornar mais competente e entregar mais qualidade, mais resultado.


Sucesso e Bons Negócios!

Abraços,

Bernardo Chalfun

Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia

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