Em negócios de todas as áreas, e, claro, na área da saúde e Fisioterapia, assim como na vida pessoal, estabelecer metas que fazem sentido ajudam muito para obter crescimento e evoluir.
Segundo o dicionário online de Português (https://www.dicio.com.br/meta/), o primeiro significado de meta que aparece é:
“Aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade”.
Sendo assim, tendo como meta neste texto ser objetivo e contribuir para a valorização da Fisioterapia, listo abaixo algumas metas/objetivos no nosso contexto que podem ser úteis.
Podemos (devemos) criar metas em diversos setores e com diversos olhares na empresa. Exemplos:
Financeiro:
- Ter mais de 60% dos horários de atendimento preenchidos;
- Vender x Planos anuais/semestrais de pilates por mês;
- Ter uma reserva financeira da empresa equivalente a 3 meses de custo mensal;
- Ter o ponto de equilíbrio com até 35% da capacidade máxima (varia de acordo com o contexto)
Clientes:
- Ter o serviço aprovado e recomendado por mais de 80% dos pacientes;
- Captar x clientes em decorrência de indicação por mês;
Processos Internos:
- Realizar relacionamento “pós-alta” com 100% dos clientes atendidos;
- Realizar pesquisa de satisfação com todos os clientes uma vez por ano;
- Enviar por diferentes meios e mídias conteúdos relevantes aos clientes 2 vezes por mês;
- Realizar com X% dos interessados que procuraram o serviço e não compraram, uma pesquisa para entender o motivo de não terem se tornado clientes;
Equipe/Técnico
- Treinar a equipe com cursos relevantes 1 vez por semestre;
- Realizar pelo menos 2 vezes ao mês reuniões técnicas/administrativas
- Conseguir mais de 80% de acerto na estimativa de duração de tratamento de todos os pacientes após a avaliação.
Existem várias outras metas/objetivos que podem ser elaborados. Lembrando que o controle e a análise de desempenho delas também é essencial para que a empresa cresça de forma saudável e sustentável.
Sucesso e bons Negócios
Abraços,
Bernardo Chalfun
Ceo Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia
Comments