Buscar

Fisioterapeuta: Você reduz Custos ou Investimentos?


O controle de custos é uma rotina importante que todo gestor deve realizar habitualmente. Em tempos de retração da economia, onde o dinheiro circulante reduz (na média), se torna ainda mais importante para a proteção da empresa.

Um erro comum, principalmente nos momentos financeiros mais apertados, é a redução de todo e qualquer custo (a qualquer custo rsrs). Neste caso, sem perceber, o gestor acaba eliminando alguns investimentos, que poderiam ser essenciais para o negócio no médio ou longo prazo.

A diferença básica entre custo e investimento é o retorno que eles entregam a empresa. Custos normalmente não dão retorno a empresa, por outro lado, os investimentos (bem feitos rs) devolvem a empresa algum retorno e/ou benefício. Nem todos os custos são elimináveis (quem dera) e nem todos os investimentos são bem feitos.

Muitos Fisioterapeutas vêm se equivocando na gestão de suas empresas ao cortarem os investimentos para “sobreviver” nesta crise. Por exemplo: Deixar de fazer cursos de capacitação, parar de investir em Marketing, parar de reinvestir ou dar manutenção nos equipamentos.

No exemplo do investimento em Marketing, me recordo de uma palestra que assisti e compartilho aqui neste texto. Nos meados dos anos 90, em meio a crise que o Brasil passava, o empresário de uma fábrica de eletrodomésticos assinou o maior contrato de publicidade da história de sua empresa com uma emissora de televisão. Muitos o criticaram na época alegando que ele estava afundando a empresa em meio a toda crise do momento. A resposta dele foi simples, objetiva e muito inteligente: Nosso maior problema nesta crise é a redução das vendas, sendo assim, o melhor “remédio” para melhorarmos é divulgar mais e melhor nossos produtos, sendo assim, o investimento em Marketing é vital para sobrevivermos.

Caro colega Fisioterapeuta, controle bens suas despesas e custos, e também tenha coragem e sabedoria para investir para crescer na profissão e colher os frutos no médio ou longo prazo.

Sucesso e ótimos negócios

Abraços,

Bernardo Chalfun

CEO Fisioconsult – Soluções de Gestão em Fisioterapia

156 visualizações

FISIOCONSULT - Rua Cícero Ferreira, 95 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30220-040, Telefone: 31 99968-8640

© 2018 Site desenvolvido por Vetta