
Olá Fisioterapeutas Empreendedores. O texto desta semana tem a intenção de refletir sobre como os Fisioterapeutas, sem perceber, podem colocar limites em suas aspirações.
Crença, segundo a definição do site Wikipédia, é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.
O termo Crença limitante é usado para definir uma crença que afeta negativamente a pessoa, e geralmente ocorre oriunda de situações e experiências ruins vividas ou vivenciadas.
Quantas vezes, na Faculdade você escutou: “Fisioterapia não dá dinheiro”, “ O mercado de Fisioterapia é péssimo”, “Desista da Fisioterapia ou contente-se em receber baixos salários”. As vezes o próprio professor na Faculdade contribui para expor aos alunos pensamentos como este (acho terrível, pois o professor deve ser o maior motivador e incentivador de seus alunos). Anos de Faculdade, estágios e contatos com colegas formados que reproduzem estas falas, e…. bingo: TEMOS UMA “VERDADE FORMADA: FISIOTERAPIA NÃO DÁ RETORNO FINANCEIRO”.
Este é um exemplo de crença limitante. O Fisioterapeuta pode alcançar excelentes condições de trabalho, reconhecimento e retorno financeiro (que não é o único retorno a ser alcançado). Existem inúmeros cases de sucesso em nossa área, em várias cidades e em várias especialidades. Infelizmente a cultura de se propagar o negativo supera a de propagar o positivo.
Para e reflita: Quantos colegas são realizados profissionalmente? Eu conheço vários, e a cada dia este número aumenta. Passe a colocar foco no sucesso, na qualidade, no positivo. Busque inspirações de quem coloca a Fisioterapia no patamar mais alto. Veja nas olimpíadas, quantos colegas se destacaram e fizeram um ótimo trabalho, sendo reconhecidos internacionalmente.
Te convido a identificar esta crença limitante de que a Fisioterapia não dá retorno e ressignificar. Ou seja, passe a observar e ter como verdade que a Fisioterapia tem jeito sim, é uma linda profissão e oferece inúmeras oportunidades. A partir do momento que mudar este significado e começar a olhar o positivo da profissão, será possível identificar os melhores caminhos para alavancar a carreira.
Nada é fácil, muito antes pelo contrário. Mas ter em mente uma crença limitante de que não dá certo apenas torna muito mais difícil. Afinal, se vários colegas conseguem êxito na profissão, por que VOCÊ NÃO??? Lembre-se: Está em suas mãos, seja o protagonista de sua Vida!!
Sucesso e Bons Negócios!
Por: Bernardo Chalfun
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.
Comentário feito em 21 de setembro de 2016 por Gustavo: Bernardo, Sou fisioterapeuta há 14, possuo uma clínica numa cidade com 110 mil habitantes e com renda percapta relativamente baixa. Fisioterapia pode até ser considerada profissão do futuro, até entendo e acredito por diversos motivos, principalmente porque nós fisioterapeutas jamais seremos trocados por máquinas no mercado de trabalho pois fisioterapia é toque, é cuidado, é vida. Posso falar da minha experiência, atualmente não está fácil ter clínica devido valores baixos pagos por planos privados, aí muitos vão falar que não deveria atender os planos, mas a realidade é que o custo é alto para se manter uma clínica aberta e se esta ruim com os planos será ainda mais difíci…