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COMPRAS COLETIVAS X CONVÊNIOS


Os prestadores de serviços em geral que optam em comercializar seus serviços através de compras coletivas se sujeitam a receber valores muito baixos de vários clientes, por muito tempo.


Quem já comprou um serviço através deste canal, sabe que é muito difícil encontrar um serviço de qualidade nestas condições.


Eu não gosto desta estratégia comercial para prestadores de serviços. O fisioterapeuta não pode oferecer seus serviços (ainda bem!) nesta modalidade chamada compra coletiva, mas chamo a atenção para a semelhança com outra forma de captação de clientes amplamente utilizada na fisioterapia: os convênios.


Os convênios também pagam muito pouco (na sua maioria), demoram meses para pagar (ainda tem risco de glosas), são necessários vários atendimentos simultâneos para não ter prejuízo (ilegal, vide resolução 444/2014); e a qualidade do serviço fica mais comprometida. Quantas vezes escutamos que fisioterapia não funciona, e quando vamos investigar onde o paciente estava tratando: bingo! Em uma clínica, por convênio.


Não quero aqui generalizar, dizer que todos os convênios pagam mal, que todas as clínicas que atendem por convênio prestam um serviço ruim. Quero apenas fazer uma reflexão e uma comparação destas duas modalidades: compras coletivas x convênios.

No meu ponto de vista tem muito em comum. E no seu? Reflita e elabore sua estratégia na sua clínica.


Sucesso e bons negócios!


Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

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