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6 LIÇÕES QUE APRENDI EM UM FEIRÃO DE CARROS PARA USAR EM UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA


Muitas situações em nosso cotidiano podem servir de aprendizados e inspirações para evoluirmos tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. No último domingo levantei cedo e fui a um feirão de comércio de carros usados para tentar vender meu carro. Não obtive sucesso, mas em vez de ficar triste, observei o que eu estava fazendo de errado e prestei atenção em quem obteve sucesso para aprender. Muitos insights interessantes para aplicarmos no contexto da Fisioterapia:

  • 1) Planeje, tenha sempre uma estratégia. Como foi minha primeira vez em um feirão, não estudei, não li a respeito, ou seja, não me preparei. Como resultado, cometi vários erros. Antes de ofertar qualquer serviço na Fisioterapia, estude e planeje bem como serão todas as etapas dele, desde o contato inicial até o contato pós alta Fisioterápica.

  • 2) Logo ao chegar, estacionei na primeira vaga que vi e por lá fiquei aguardando os interessados. O ponto (localização, seja do carro no feirão e principalmente de sua empresa) é um dos fatores mais importantes na captação de clientes. Escolha sempre um local para sua empresa bem visível e com fácil acesso aos seus clientes e funcionários.

  • 3) Como cheguei cedo, permaneci no carro brincando com meu celular (Não me julguem, rsrs). Todos os clientes esperam que os prestadores de serviço sejam acolhedores e bem-dispostos. Percebi que os carros mais visitados eram das pessoas que estavam em pé, ao lado do carro, com sorriso no rosto e demonstrando total interesse na venda. Fique sempre atento em seus serviços, em sua postura e de sua equipe. Não fique com telefone na mão, concentração e foco no serviço e no cliente, e SEMPRE, com bom Humor, afinal alguém gosta de ser atendido por alguém de mal humor?

  • 4) Como choveu na noite de sábado, levei meu carro sujo da chuva. Percebi várias pessoas com produtos de limpeza deixando o carro brilhando. Alguns colocaram cartazes coloridos e fitas chamativas para atrair ainda mais. Na clínica de Fisioterapia e também o próprio Fisioterapeuta deve estar sempre atento nos detalhes de apresentação: ambiente bem decorado e arrumado, roupas adequadas e alinhadas, ambiente limpo e com cheiro gostoso, identificação visual em vários pontos dentro do espaço.

  • 5) Coloquei um papel que eles fornecem com a descrição do meu carro, porém escrevi poucos atrativos no papel, mesmo tendo um carro com muitas qualidades. Percebi várias pessoas destacando nos cartazes várias qualidades para realçar os pontos fortes de seus carros. Me fez lembrar de uma reflexão: Seu cliente sabe e conhece os pontos fortes de sua clínica e de seus atendimentos? Conhece seus diferenciais? Como você se comunica com ele? As vezes não somos procurados por desconhecimento de nossas qualidades. 📷

  • 6) Em um feirão tem pessoas com interesses diversos nos modelos de carros, para todos os gostos e bolsos, o que me fez pensar: será que eu encontraria neste feirão meu público alvo? Em nossas clínicas de Fisioterapia temos que conhecer bem as características de nossos clientes para saber de que forma encontramos e nos comunicamos com eles com mais acerto. Se conseguirmos identificar quem são nossos clientes teremos mais êxito no marketing e nas vendas.

Fique sempre atento nos acontecimentos do dia a dia, pois podem nos fornecer belos aprendizados para nossos negócios e para nossa vida.

Sucesso e bons negócios!

Por: Bernardo Chalfun

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.

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